quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Quem inventou a internet e em que ano?

Na verdade a internet como a conhecemos hoje não foi inventada, ou seja, não houve um projeto para isto. O que aconteceu foi que de um projeto base, a internet evoluiu e chegou onde está hoje.
O projeto base  foi chamado de ARPANET em 1969 da Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Este projeto  foi durante a guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética. Com essa rede promissora, os dados valiosos do governo americano estariam espalhados em vários lugares. Isso evitaria a perda desses dados no caso de, por exemplo, uma bomba explodisse no campus.
A idéia foi criar um sistema de comunicação entre computadores de forma a enviar os dados divididos em pequenos pacotes e depois ser remontado no destinatário. Isto funciona assim até hoje, quando você manda um email por exemplo, sua mensagem é dividida em pequenos pacotes e são enviados separadamente ao destinatário, quando todos os pacotes chegam a mensagem é remontada como originalmente e entre ao destinatário.
Mas até aqui a internet era computadores ligados em computadores e algumas formas de trocas de informações. Até esse ponto, podemos dizer que a internet foi inventada e controlada pelo governo Americano.